sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Eu colocaria os meus filhos

numa creche"

Bonifácia Braga, psicóloga de 28 anos de idade, encontra-se a realizar um projecto de desenvolvimento com as crianças da creche onde incidiu a recolha os nossos dados. A especialista em aprendizagem e crescimento cognitivo tem vindo a desenvolver um trabalho com estas crianças, particularmente na avaliação e apoio de conflitos entre si, e na creche.

Bonifácia Braga, para além de conferir uma grande importância às creches, também aponta este local como referência no desenvolvimento das crianças como pessoa humana.

Na sua opinião qual a função das creches?
Na minha opinião, as creches e jardins-de-infância têm um papel muito importante porque promovem o desenvolvimento relacional e cognitivo das crianças.

Até que ponto acha que as creches são uma necessidade para as famílias?
As creches poderão revelar-se uma necessidade para as famílias, e essencialmente para a criança, no sentido que a promoção e desenvolvimento que falei anteriormente serão acompanhados por técnicos especializados nesses domínios de acção.

Já trabalhou com vários tipos de crianças, nota diferenças entre aquelas que frequentam uma creche e as que não frequentam?
Existe efectivamente diferença entre os dois grupos de crianças. Embora a parte cognitiva possa ser devidamente desenvolvida em casa, é possível verificar diferenças a nível relacional e no que respeita à partilha de brinquedos e atenção dos adultos.

Acha que todas as crianças deviam frequentar uma creche?
Esta questão remete-me para um âmbito mais pessoal e, nesse sentido, devo concordar. Atendendo àquilo que considero e defendo ser a função das creches e jardins-de-infância, eu colocaria os meus filhos numa creche; a convivência com outras crianças e o contacto com a educadora e outros técnicos faz com que a criança desenvolva as competências relacionais e comece a desenvolver a noção do outro, numa perspectiva diferente do que é o contacto no ambiente familiar.

Quais os benefícios das creches?
O objectivo e função das creches é desenvolver as competências relacionais e cognitivas das crianças e, nesse sentido, são concebidas e realizadas actividades lúdicas e de aprendizagem dirigidas. Estas actividades respeitam o ritmo de desenvolvimento de cada criança e estimulam-na constantemente, promovendo a aprendizagem.

Acha que quando os miúdos estão numa creche os pais se afastam mais deles?
Não concordo que os pais se afastem mais das crianças quando elas frequentam uma creche; o que no entanto acontece em alguns casos é que os pais se desresponsabilizam, assumindo que a função de orientar e promover aprendizagem é única e exclusivamente dos técnicos que desenvolvem actividades na creche, e não investem na continuação do trabalho de estimulação da criança, imposição de regras e imposição de limites em casa.

Como é trabalhar com crianças?
O trabalho com crianças é muito satisfatório e compensador. Conseguem-nos surpreender tanto pela afectividade e capacidade relacional que têm, como pelas evoluções de desenvolvimento que vão sendo notórias em pouco espaço de tempo. É um trabalho muito motivador.

Na sua opinião, o papel das creches hoje em dia é muito importante na vida das crianças?
No sentido do que veio sendo dito anteriormente, considero sim que as creches têm um papel muito importante. Desde cedo as crianças são estimuladas e se promove constantemente o crescimento e desenvolvimento saudável tanto a nível das competências cognitivas como relacionais. Estas competências estão intimamente ligadas e o bom desenvolvimento das competências relacionais vai acompanhar o desenvolvimento das competências cognitivas, promovendo posteriormente a aprendizagem da criança.

Bonifácia Braga (entrevista via e-mail)

Voltar à página principal

1 comentário:

  1. Tenho uma bebe de 3 meses, em breve ira para uma creche.
    Estou em perfeito terror, entregar os nossos filhos a pessoas que desconhecemos totalmente e angustiante...
    Mas, foi bom ler a sua opinião, sossegou um pouco o meu atormentado coração de mãe.

    ResponderEliminar